Falando de Saúde ( Sob ataque das defesas)

 

Doenças autoimunes

 

 Nosso corpo é formado por células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos. Como uma "máquina" temos sistemas diferenciados para funções diferentes, como o sistema respiratório, que como o próprio nome diz, tem a função de regular e manter a respiração, captando oxigênio e liberando gás carbônico, fazem parte desse sistema as fossas nasais, nasofaringe, brônquios, alvéolos e pulmões. Mediante esse aparato maravilhoso e vulnerável a substâncias estranhas, temos um sistema que é o defensor, aquele que ataca para defender, conhecido como sistema imunológico.

Certamente quase todos já ouviram aquela frase: " Ele está com sistema imunológico fraco' ou " Precisa melhorar essa defesa imunológica", é uma frase comum em consultórios médicos, atendimentos em UBSs e Upas. Uma criança resfriada e com congestão nasal, já traz implícita que foi acometida por vírus e seu sistema precisa ser fortalecido para que esta melhore e não seja vítima de novas cepas virais ou algo do tipo, pois com imunidade baixa fica-se muito vulnerável, então é vital fortalecer o sistema de defesa.

As Doenças Autoimunes advêm desse modelo de atuação das células de defesa do corpo, esse nosso "exército" que está pronto para defender o corpo humano, quando percebe uma ameaça (vírus, bactérias ou células cancerosas) entra em ação destrói as células portadoras da anormalidade, mas por um erro de "estratégia" elas também atacam as células sadias, trazendo a tona sintomas diversos a depender do órgão atingido ou da genética do indivíduo. Há estudos que indicam uma hereditariedade que deixa o indivíduo vulnerável, quando é alvo substância agressivas.

Algumas das doenças autoimunes mais comuns incluem:

 

  • Doença de Graves: Uma produção aumentada de hormônios tireoidianos causa a doença. A doença de Graves é a causa mais comum do hipertireoidismo, entre os sintomas estão: frequência cardíaca e a pressão arterial podem aumentar, os ritmos cardíacos podem estar alterados e a pessoa pode suar excessivamente, sentir nervosismo e ansiedade, ter dificuldade para dormir, perder peso sem estar tentando e evacuar com mais frequência. Exame de sangue podem detectar a doença e o médico indica o tratamento adequado.

 

  •  Artrite reumatoide: Dor e inflamação nas articulações que se tornam rígidas. È uma doença crônica e exames clínicos podem indicar a doenças sendo confirmada com exames de sangue específico.

  • Tireoidite de Hashimoto: A tireoidite de Hashimoto acontece quando anticorpos no organismo atacam as células da tireoide, uma reação autoimune. No início, a tireoide pode funcionar normalmente, estar hipoativa (hipotireoidismo) ou, raramente, hiperativa (hipertireoidismo). Normalmente, a pessoa com hipotireoidismo se sente cansada e não tolera o frio. O diagnóstico é baseado nos resultados de exame físico e de exames de sangue.

 

  • Diabetes mellitus tipo 1: O diabetes mellitus é uma doença na qual o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina ou não responde normalmente à insulina, fazendo com que o nível glicemia (glicose no sangue) fique excepcionalmente elevado.

O diabetes pode danificar os nervos e causar problemas de sensibilidade. O diabetes pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença renal crônica e perda de visão.

O médico diagnostica o diabetes por meio da dosagem da glicose no sangue.

 

  • Lúpus sistêmicos (lúpus): Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é uma doença autoimune que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo. É uma doença crônica que pode ser fatal se não tratada adequadamente. 

Sintomas 

Febre; emagrecimento; fraqueza; desânimo; dor nas juntas; manchas na pele; dor no peito ao inspirar; Sensibilidade à luz do sol; dor de cabeça.

 

  • Vasculite: Os distúrbios vasculares são causados ​​pela inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite). A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infecções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos por outros sintomas, a depender dos órgãos afetados. Para confirmar o diagnóstico, realiza-se a biópsia de uma amostra de tecido colhida de um órgão afetado, para detectar a inflamação dos vasos sanguíneos.

Doenças autoimunes podem surgir espontaneamente, pois como já foi dito, há estudos que sugerem uma predisposição genética e sendo assim, um fator desencadeante, que chamamos de gatilhos podem fazer com que esse nosso “exército de combatentes" que defendem nosso organismo, se voltem contra as células sadias.


Os sintomas descritos causam muita aflição nas pessoas acometidas por quaisquer das doenças citadas e os profissionais da área devem estar preparados para encaminhar e orientar a buscar tratamento adequados. Pessoas com artrite reumatoide crônica em estágio avançado quase nem conseguem dormir sem usar medicamentos, o que gera ansiedade, confusão mental e leva a casos de depressão, por a pessoa sentir que não encontra um paliativo para a dor, caso não tenha orientação profissional adequada.

O corpo humano é máquina fabulosa com suas engrenagens, eixos, amortecedores, bombas, válvulas e centrais de expurgo, mas uma falha em um sistema, pode prejudicar todo o conjunto.



Cuide-se bem e viva melhor!

 

Fonte de pesquisa:

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional

https://www.tuasaude.com/doencas-autoimunes/

 

Lilian Ferraz

Psicóloga

 

Deus é bom, sempre! 🙏

 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Em cima da hora