Diário de bordo

Agosto, mudança de clima. Teve sol na primeira semana e depois ventania, chuva e frio. Estamos em meados do mês, e ainda com sensação térmica de inverno, com atraso. Aguardemos a primavera.

Uma coisa que tem me chamado a atenção nos últimos dias é a questão de saúde mental. Tenho casos na família que trazem algumas "desordens mentais", classificadas com impeditivas de produtividade e um maior interação social. Isto me remete a um exame clínico que fiz semana passada, pela empresa. O médico depois das perguntas de praxe para preencher formulário, me disse que enquanto conduzia a consulta comigo, fez perguntas alheias ao campo físico/biológico, por se tratar de um preocupação da medicina atual, com o crescente número de pessoas acometidas com transtornos mentais, principalmente depois da pandemia. Isto é fato! Sabemos que a Covid19 desencadeou um número expressivo de pessoas com comprometimento mental, podendo variar desde uma ansiedade, passando pela depressão até casos mais graves, onde há necessidade de intervenção medicamentosa mais potente e psicoterapia para evitar surtos psicóticos. Tenho lido algumas reportagens a respeito do assunto e vejo que no mundo moderno os transtornos mentais alcançaram um ápice no quesito de entraves para o bem estar do indivíduo ,sendo que este para estar bem, e ser considerado saudável, tem que se ter saúde física, emocional e mental; e muitos estão perdidos em meio a comportamentos destoantes e até tido como anômalos, na sociedade.

Ajuda profissional sempre é necessária, entre médicos, profissionais da área, além é claro de se manter e inspirar hábitos mais salutares como atividades físicas, hobbies e meditação e até mesmo a busca ou resgate da religiosidade, pois umas das forças que ativam e aliviam muitas "dores da mente" é a espiritualidade, seja atrelada a qualquer denominação,  o que importa é a força que a mesma motiva no ser para que este possa lidar melhor com as situações adjacentes dos transtornos mentais e toda implicação que este trazem consigo.

No mais, uma semana que se inicia, e eu estou meio que reticente, sobre o que escrever ou se escrever. Aguardando sinalização da senhora inspiração.

Fim do registro!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Refazendo