Os sete dias do mês de dezembro, o que temos? Uma situação um tanto apagada em termos de festividades e animação, com exceção de algumas regiões e localidades que ainda perpetuam o espirito natalino com decorações e algumas atrações, no mais, percebe-se que a atual situação do país, contando com os efeitos da pandemia, que ainda deixa temerosa algumas pessoas, está mesmo divergente do que se espera para a data.
Esta sensação de disparidade do clima de Natal que "deveria" estar envolto em algo mais atrelado ao contexto natalino de comunhão e festas, deixou de ser o mote, já há algum tempo. Lembro-me que há alguns anos, o Natal era um tempo mais acolhedor, harmonioso e simpático a esses enlaces pessoais, atualmente, tem um apelo muito comercial e até superficial.
Hoje, o tempo não está ajudando muito, pois há uma sensação fria pairando sobre a região e a cidade acaba sendo bem atingida pelas mudanças climáticas, visto que, estamos nas proximidades de uma serra. Aqui, o clima de Natal está sendo incentivado com alegorias, shows diversos, músicas e artes de diversos fins, para tentar de alguma forma atrair o cidadão a interagir e deixar de lado as questões cotidianas, que sempre causam acirramento, desconforto e indignação, como os mandos e desmandos que vemos na politica e a alta do custo de vida. Enfim, uma boa e convidativa iniciativa para tentar amainar os ânimos exaltados dos mais ferrenhos e contrariados, e assim dar um pouco de alento aos que ainda tem no Natal a época de compartilhamento e compaixão.
De mim, digo, que não tenho tido novas ideias, pois também estou num momento dramático, com questões imperiosas em família, que me desgastam e deixam preocupações solapar os ritos do cotidiano. Vou escrevendo, aleatoriamente, e procuro alguns temas diferentes para assim, conseguir uma "fuga' do que me oprime o ser, então fico a mercê de insights e procuro alguns lampejos em algo do cotidiano, e em sonhos que tenho, para alinhavar textos mais condizentes com o momento sem apelar para o piegas e o sentimentalismo extremo. Resumindo: não estou no clima!
No mais, aguardando novas incursões nesta semana, que sei bem, ainda me reserva outras situações, umas já tenho como garantidas, outras não, mas seguindo e tendo fé e esperança no coração!
Fim do registro!
P.S. Ainda não montei minha árvore de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário