Hoje resolvi carpir, parece coisa desprovida de grande valia e sem sentido poético, mas é uma atividade grandiosa, pois limpar o mato e extirpar as ervas daninhas além de atávica, é algo que tem apelo psicológico; já que a limpeza e todo esforço tem um resultado impactam diretamente o olhar, trazendo outro aspecto do antes - cheio de mato, sujo e abandonado- para algo mais agradável e respirável. É como se fizemos uma terapia ( o tal vice presidente que o diga, rrsssss), você começa limpar e vai rodeando o pé da planta a ser livre de mato e sujeira, e depois de um esforço, eis que o resultado surpreende, assim é o processo de purificação das ideias e descarga de energia. A limpeza de um terreno, uma pia com louças acumuladas, roupas e tudo mais que pede um arranjo e força não é tarefa fácil, eu bem sei, mas de alguma forma trazem uma certa liberação de energia que alivia o estresse( eu vivo estressada aqui) e isso acalma, claro melhor mesmo é dançar, cantar e nadar, mas na falta de oportunidade destes, cada um se vira como pode.
Meu lote não é grande, mas tem mato (brachiaria) com raízes grandes e fortes, que demora a ser arrancada a cada enxadada. Fiz uma limpeza no pé de azaleia e da festiva e amarela árvore que não sei o nome, mas floresce, esplendorosamente, em maio. Foi um serviço de pouca monta, mas cansativo, confesso, logo eu que ainda estou resfriada e já com um pouco mais de idade, me vi ali fazendo um serviço braçal, mas fiz e gostei. Quase uma catarse!
Se as pessoas tomassem alguma atividade e olhassem para ela com esse olhar mais cuidadoso e valorizar seu resultado, talvez nem precisássemos de tantos remédios para ansiedade e depressão. Aviso: não estou dizendo que uma pessoa deve deixar de usar medicamentos e sair por aí carregando peso e forçando sua natureza esquelética, não é isso, mas tem momentos que esse serviços mais rudes e rústicos rendem uma nova visão sobre o contexto e o cansaço do corpo dá lugar a esvaziamento da tensão que foi desprendida na ação.
Enfim, ocupei a mente, os braços, liberei energia e ainda tive algo a escrever. Atividade produtiva.
Vamos carpir?
Deus é bom, sempre! 🙏
Comentários