Pular para o conteúdo principal

Falando de Saúde

   





   Aqui, pretendo iniciar um novo projeto e espero que seja favorável e venha alcançar pessoas que por um motivo ou outro estão inquietas, angustiadas ou em aflição, seja por uma questão física, emocional ou mental. Compartilho experiências pessoais aliadas a referências bibliográficas que solidificam as mensagens; e se uma pessoa se detiver para ler, já me sinto, feliz, pois sempre há quem precise de ânimo, orientação e estímulos nessa caminhada.


  Desde agradeço a atenção a mim e meus escritos dispensadas e inicio com o básico que fundamenta todo o meu pensamento nesse simples e objetivo projeto de escrita, que aqui entrego com carinho. 




O que é Saúde


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, partindo desse princípio podemos inferir que  está saudável traduz uma sensação de bem estar englobando vários aspectos, e não somente a parte física, quando reclamamos de uma dor de cabeça ou de dente. As dores da "alma" que é campo fértil para profissionais da área, como os psicólogos, psicanalistas e diversos terapeutas, é muito grande e traz incômodos e até chega em últimas instâncias a morte; também temos as questões sociais que impactam muito a vida contemporânea e por isso, muitas pessoas "saudáveis" fisicamente tem um decréscimo na sua vida rotineira pois sentem-se se alguma forma, desprestigiadas, não contribuindo com a sociedade, incapazes e outras formas de formas que socialmente nos deixa mais desanimados e assim sujeitos a quadros de ansiedade e depressão que são dois grandes males emocionais e de demanda no quadro de saúde mental no mundo. 

  Como não possuo experiência técnica e acadêmica na área médica, minha contribuição aqui, vai de experiências vividas por mim e pessoas próximas e relatos coletados em fontes de revista de  saúde que trazem informações mais seguras e precisas sobre  diversos quadros. Lembrando que sempre prevalece o bom senso de uma orientação profissional para quaisquer situações que acometam o ser no desenvolvimento das fases da vida, pois somos seres sujeitos a todo tipo de agressão do meio ambiente, como vírus  e bactérias, e ainda amais depois de uma situação catastrófica como foi a Pandemia de 2020; creio que nunca sentimos tanto medo e ficamos receosos de algo como nessa época, e tudo que se refere a saúde, sempre deixa um alerta, seja um dedinho inchado devido a uma dermatite comum a quem lida com sabão, detergente e outros produtos, como uma azia matinal, pois a saúde é algo que devemos preservar e por isso, nos amedronta o fato de algo surgir e deixar e luz vermelha acesa na nossa mente, o que gera mais problemas, pois toda preocupação cria preocupação e numa forma vertiginosa, gera pânico.

   A fim de não ser muito prolixa e cansativa, na próxima publicação estarei elegendo um assunto pertinente a vasta área da Saúde e abordando o assunto de forma prática e sem muito tecnicismo, pois a ideia justamente e compartilhar ideias, ações e dicas que ajudem a quem busca algo no tema, alinhando preceitos  de ações preventivas que contribuam para um melhor modo de vida.  Que fique claro que não é um consultório on line e não há intenção de oferecer diagnóstico, apenas informações que auxiliem uma maior compreensão do tema e assim o leitor possa buscar outras fontes e tirar suas próprias conclusões sobre o assunto. 

 
  

  Até lá, caros leitores


  Obrigada💙🙏



  Lilian Ferraz
  Psicóloga
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação

A vida é uma grande viagem, com direito a várias paradas em estações a escolher .Nem sempre podemos optar por não levar bagagens conosco, outras vezes, temos a escolha e nos quedamos frente à muitas objeções e contestações externas, sobre o que carregarmos e até onde podemos levar tudo que amealhamos em vida, sejam os laços sanguíneos, de amizade, ou coisas materiais, que nada podem agregar ao sentido pessoal da nossa viagem. Por entre vias, veredas e atalhos, vamos seguindo nesta "nave" com direito a erros e acertos, conquistas e perdas, nada é terminal, a não ser a própria finitude em si. Depositamos na vida todos nossos anseios e sonhos, e na viagem, temos muitos felicidades e também dissabores, entretanto, somos nós autores desta escrita diária que se faz com lágrimas de alegria ou tristeza, sempre imprimindo uma nova ordem a um caos interno que buscamos o tempo todo apaziguar.  Somos etéreos em espírito, somos humanos falhos e aprendizes.  Vamos seguindo ora...

Doce atrevimento ( Poesia nº 10)

                Na delicadeza dos toques teus sinto a leveza do amor que permeia  nessa intimidade doce e atrevida   Demoradamente me atiças na maciez dos lençóis me excita a suavidade aquece e incendeia  Atrevimento dos desejos em desalinhos   delicadezas e arroubos em uníssono fluindo    

O coelho e a raposa (Uma fábula atual)

Era uma vez um coelho, que não era branco e nem de conto de fadas. O coelho que não era branco se "amigou', se é que isso é possível no mundo animal, por uma raposinha dourada, que encontrou, por acaso, escondida na floresta. Ela, a raposinha, era pequena e ágil, mas só isso a caracterizava como tal, pois era muito medrosa e vendo o coelho que não era branco, andar por entre os arbustos, se escondeu. O coelho pressentiu que alguém o espreitava e não teve medo, foi tentando identificar pelo cheiro o que havia ali. Cheira daqui, cheira dali, o coelho que não era branco, entre galhos, amontoados,  folhas e ramos foi procurando. Até que achou encolhida, de olhos espantados,a raposinha dourada que estava numa fenda entre de uma pedra. - Ei! O que houve? Quem é você? Por que está escondida? Venha cá. A raposinha sentindo-se ameaçada tentava encontrar um meio de sair dali.  O coelho que não era branco, percebeu que a sua " amiguinha" de exploração era muito tímida ou medros...