Acabei de fazer uma prova, e fui bem, mas fazendo um retorno ao passado, quando atividades avaliativas eram temidas, um verdadeiro martírio, lembro do meu tempo escolar, quando as provas demandavam horas de estudo e muitas leituras e releituras; tendo sempre aqueles que teimavam em usar a tal da "colinha" para passar de ano. Hoje em dia, tudo mais facilitado, eu fiz uma prova on line e, claro tendo recursos básicos, a consulta e verificação de textos é bem mais viável. Nem vou entrar no assunto Inteligência artificial que está dando o que falar na mídia mundial, com assuntos bem espinhosos no tema. Vou apenas usando os recursos do famoso sistema operacional, com esquemas de localização de palavras, o que muito facilita.
Aproveitando o tema prova, que aliás é bem geral, estamos sempre sendo provados, no dia a dia, com nossos comportamentos, atitudes e pensamentos, a vida é um grande livro onde escrevemos os capitulos, isso já é uma definição batida, mas serve para frasear, e assim vamos passando por situações que nos põe a prova o tempo todo, seja no âmbito familiar, social, pessoal ou espiritual, e nessas os resultados afetam o futuro como um todo, pois a ação traz um reflexo do que fizemos lá na frente, isso é sabido desde os tempos imemorais.
Provar algo em um meio acadêmico é necessário para verificar se o processo de aprendizagem foi eficaz, mas na vida cotidiana, é um tanto desconfortável, haja vista, que as provas vem com mensagens de desconfiança da sua capacidade de atuar,de se organizar e de se gerenciar como ser em meio oa contexto, daí vem sempre a máxima, quando estamos num momento difícil; você está passando por uma prova, é provação, e assim ouvimos. Pode ser, mas isso infere diretamente na autonomia do individuo, necessitando ele sempre estar prestando provas de ser adaptivo e contributivo com o todo.
Aqui, fiz apenas algumas considerações sem pretensão de provar nada, mesmo porque, a escrita de fato nada prova, apenas comprova de que fiz uma inserção no mundo para dar opinião, só isso, o restante , fica a critério da reflexão de cada um sobre o tema.
Comentários