Véspera

    A véspera sempre nos remete a uma data, feriado ou algo agendado. Escrevo esta ás vésperas do feriado da Independência do Brasil, e o que isso nos traz? Para alguns, com anos de caminhada, lembranças de desfiles cívicos, com bandeiras, uniformes e o canto do Hino nacional; para outros, apenas mais um feriado, que pode ser aproveitado para uma "escapadinha" para fora da cidade ou só ficar em casa, e maratonar séries na plataforma de filmes. A véspera indica que algo pode ser organizado, planejado ou está sendo só lembrado, veja bem; "Às vésperas do casamento tiveram um discussão", ou "Na véspera  de Natal , vou embarcar para Madrid" ;" Foi na véspera da formatura que eles se conheceram e desde então, estão juntos", assim, essa véspera pode ser sinal de algo que valha a pena ser destacado .

    Podemos destacar algo badalado e muito ansiado, como a véspera de Natal, ainda em alguns locais e casas, devido a tradição que vigora, ou de um feriadão ao sabor do sol ,mar ou montanhas, onde seus adeptos ficam ansiando o momento oportuno, com o coração aos pulos. O vestibular também causa esse momento de pressão, mas a véspera do mesmo, já vem assoberbada devido a dúvidas sobre o desempenho que se terá na prova, o mesmo percebemos numa prova esportiva onde competidores treinam, se condicionam e tentam manter a performance para no dia ter um desempenho superior ao da véspera.

    Há casos mais desoladores como o de pessoas que sofrem  alguma enfermidade e estão internadas ou tratadas em casa, e, em muitos casos, sabemos que a família se refere ao dia antes do passamento, como: "Na véspera ele estava bem, se alimentou e até conversou conosco", seria ali marcante onde a véspera indicaria os últimos fôlegos desse fluir da vida.  `

     À véspera ou de véspera eu nem fui no diretório geral de pesquisas buscar forma corrente de escrita, mas sei que há sempre pessoas bem entendidas que facilmente identificarão a escrita correta. 

     Amanhã é feriado, no meio da semana, eu aqui me valho desse tema para ainda destacar, que quase ás vésperas da primavera, o frio aqui em São Paulo, não nos deixa. Estamos ainda sentindo os efeitos do ventos e tempo típico de um inverno, que ás vésperas de se despedir, insiste em marcar sua presença com dias nublados e com temperaturas mais baixas. 

    A todos um bom dia nesta antevéspera de feriado! 



  

      

.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Saudações