Hoje é uma data marcada por representantes de entidades e associações que cuidam e zelam pelo bem estar dos menores e adolescentes, como símbolo da luta para combater o abuso e exploração dos mesmos.
Sempre bom ressaltar que a fase da infância e posterior adolescência são extremamente importantes para o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. O que causa dor e sofrimento nestas fases, se não for "tratado, elaborado ou amenizado" com processos terapêuticos, dinâmica familiar engajada ou uma espiritualidade mais pontual no caso, pode trazer sérios danos a persona do indivíduo levando este a ter comportamentos dissonantes da realidade vigente e aceitável. Por isso, cabe a nós todos, de uma forma ou de outra, estarmos atentos as sinais de violência ou agressão que venham a sofrer os seres desta fase, que nem sempre tem condições de expor as desventuras que sofrem.
Aqui, citei no título a flor amarela, pois vejo nos encartes que é o símbolo da fragilidade e inocência, e quando há algo que traga danos a sua essência, o mundo fica prejudicado sem o colorido e sem o vigor da flor que representa a pessoa nesta fase, mais frágil e delicada. Apesar da data ganhar ter este viés político, onde muitos aproveitam para se apresentar como defensores das crianças e adolescentes, e na verdade querem apenas visibilidade; fica o alerta para que seja feita reflexão e com boa intenção, possamos cuidar melhor do nosso jardim e das flores, sejam elas de quaisquer cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário