Pular para o conteúdo principal

Slow


Num mundo afoito por resultados e metas cada vez mais altas, fica difícil divergir e optar por um modo de vida mais calmo e que preze pela qualidade. Ontem vendo a corrida de 100 metros rasos,onde o agora Tricampeão Olímpico Usain Bolt, cravou 9s81,fiquei a pensar : a rapidez com que as coisas acontecem, a fluidez de informações disponibilizadas e a cobrança por sempre estar " antenado" , leva o indivíduo ao Stress, devido a ansiedade causada por tanta cobrança.

Não temos como nos livrar, somos cobrados em horários, metas na carreira, desempenho em nossas funções sociais (pai, mãe, filho,marido,esposa, etc.), e a cobrança é tanta, que muitas vezes a pessoa não suporta e sucumbe a um nervosismo extremo, com períodos intenso de irritação, mal-humor e reclusão social,achando que assim, será menos cobrada.Ledo engano, nesta época em que vivemos, onde a tecnologia dominou e se tornou nossa aliada, ficar esperando ou fazendo as coisas devagar, de modo lento, é tido como demérito.

A busca incessante pelo que se julga "Felicidade", impõe regras absurdas, entre elas, você tem que fazer inúmeras atividades,e ser excelente em tudo, senão será descartado do grupo.Não podemos nos expressar como sentimos, pois se seu sentimento é de carência e análise dos fatos e da vida, pronto,já tido como ao problemàtico, o sorumbático da turma.

Pagamos um preço muito alto pelo desenvolvimento da civilização, onde ganhamos muito em conforto e avanço da medicina, mas perdemos em contatos interpessoais e atividades que envolvem mais a questão artesanal, o uso do tempo a nosso favor.

Eu faço o que posso para não me atropelar, pois tenho uma índole mais branda e um metabolismo mais lento, portanto, procuro fazer poucas coisas, mas de forma mais agradável e melhor, otimizando o tempo do qual disponho, mas infelizmente, sou exceção,pois a grande maioria não consegue ou não pode optar por esse sistema.Nem sempre fui assim, pois a ansiedade é minha co-irmã, mas aprendi que fazendo com mais calma e obtenho mais qualidade. Claro, que tem suas dificuldades, por vezes sou mal compreendida, acham que estou me esquivando de uma responsablidade aqui e ali, mas não é; quem me conhece pessoalmente e sabe os conflitos que enfrento, sabe do que falo, é fazer uma coisa de cada vez, da melhor forma possível.

Ao Usain Bolt meus Parabéns, o homem mais veloz do mundo, tem recursos e condições fisiológicas e técnicas que o permitiram desenvolver sua hablidade nata, acho que este é o caminho, desenvolver aquilo que temos inerente e muito pessoal,mas socialmente, não é o que se espera; então enveredamos por esse caminho da rapidez e velocidade em tudo, e no fim acabamos por fazer muito e mal, ou quando conseguimos cumprir os prazos, em vez da felicidade,encontramos a frustração, pois fizemos aquilo que a convivência social exige, e nos violentamos emocionalmente para obter o resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação

A vida é uma grande viagem, com direito a várias paradas em estações a escolher; nem sempre podemos optar por não levar bagagens conosco, outras vezes, temos a escolha e nos quedamos frente à muitas objeções e contestações externas, sobre o que carregarmos e até onde podemos levar tudo que amealhamos em vida, sejam os laços sanguíneos, de amizade, ou coisas materiais, que nada podem agregar ao sentido pessoal da nossa viagem. Por entre vias, veredas e atalhos, vamos seguindo nesta "nave" com direito a erros e acertos, conquistas e perdas, nada é terminal, a não ser a própria finitude em si. Depositamos na vida todos nossos anseios e sonhos, e na viagem, temos muitos felicidades e também dissabores, entretanto, somos nós autores desta escrita diária que se faz com lágrimas de alegria ou tristeza, sempre imprimindo uma nova ordem a um caos interno que buscamos o tempo todo apaziguar.  Somos etéreos em espírito, somos humanos falhos e aprendizes.  Vamos seguindo ora...

Lilian

Uma coisa é fato, quando se tem alguém na família esperando bebê ou uma amiga nesta fase, a primeira pergunta que se faz é sobre o sexo da criança, e logo em seguida, a mais comum de todas, já escolheu o nome? Houve uma época, em que não se tinha muita preocupação com nomes próprios, escolhendo o básico de acordo com a cultura local, hierarquia familiar ou conceitos religiosos. Assim foi na minha família pelo lado paterno, onde os nomes seguiram uma questão alfabética e também respeitando as homenagens a antepassados. (Antonio, Alice, Alfredo e Isaura), e assim não fugindo muito ao preconizado na época para nomear os bebês. Nas gerações posteriores, na minha família, claro, houve mudanças, pois com o conhecimento de outras culturas e a leitura de livros sobre o tema e mais recentemente, a busca no site de nomes próprios, há uma mescla de nomes de origem norte-americana, francesa e até misturaram nomes com radicais indígenas, para criar algo específico para a criança ab...

Diário de bordo

   O mês de maio avança no calendário, e temos noticias daqui e do outro lado. Em terra "brasilis" perdemos o expoente do espiritismo, Divaldo Franco, partiu para o mundo espiritual num dia 13 de maio, vitima de complicações advindas de uma doença no trato urinário, e pese o fato de ser um pessoa de idade avançada, 98 anos. Divaldo semeou a fraternidade e comunhão como poucos, se dedicou mais de sete décadas ao estudo e disseminação do espiritismo, atendendo pessoas em situação de conflitos, outras com problemas físicos e psíquicos, além de marcar por onde passava com seu carisma a máxima da doutrina espirita, sem caridade não há salvação. Foi exemplar na sua conduta e postura com o ensinamento.   Tivemos outros fatos marcantes, como a eleição do substituto do Papa Francisco, agora um Papa norte americano, com  vivência na América do Sul, por mais de três décadas, mais precisamente no Peru. Robert Francis Prevost, agora é Papa Leão XIV, nome escolhido por suceder Leã...