Pular para o conteúdo principal

Os 7 pecados capitais

Os 7 Pecados Capitais
Os Pecados Capitais remontam a antiguidade, é uma classificação dos comportamentos humanos. Com o surgimento do Catolicismo   houve interesse da Igreja nesta lista pois através dela era possível controlar e coibir certos exageros de conduta.

Sabemos que o ser humano é um ser instintivo por natureza e temos comportamentos que se não controlarmos podem ferir ou magoar outras pessoas, portanto torna-se necessário um freio, por isso, a Igreja usou esses preceitos como forma de  pecados , pois assim tornaria feio e as pessoas tentariam evitá-los.

Hoje em dia pouco valor se dá a esta lista, sobretudo porque os tempos modernos trouxeram esclarecimentos acerca de vários assuntos, inclusive os religiosos. Muita coisa considerada pecado deixou de sê-la,  e a pessoa tornou-se mais livre para escolher o que fazer e como fazer,entendendo que não existe punição divina para atitudes que sejam  diferentes.
Mas o assunto dos 7 pecados capitais é algo interessante, tem até um filme com Brad Pitt, em que um serial killer usa os pecados capitais como referência aos crimes que comete. Bem então vamos a eles:

GULA
Esse pecado está relacionado ao egoísmo, uma forma de a pessoa não ficar satisfeita com o que tem e quer mais, então surgia o desejo insaciável por comida. Atualmente sabemos que muitas pessoas com apetite irrefreável sofrem de desorde metabólica(tireóide) ou ansiedade extrema.

GANÂNCIA
Para a Igreja católica a ganância é a mesma coisa que avareza, ou seja,é a vontade  de possuir os bens materiais a qualquer custo, implicando considerar o dinheiro e o poder que ele traz acima de DEUS. O avarento não abre mão de um bem material e pode virar um acumulador, doença que é considerada pelos psiquiatras e psicólogos, como transtorno, precisa de auxílio, senão a pessoa torna-se isolada e doente.

LUXÚRIA
Através deste pecado o indíviduo visa adquirir o prazer seja ele carnal ou não, pode referir-se a paixões extremas.Uma pessoa lascívia, que deseja obter prazer através de seu corpo era considerada um pecador. Temos exemplos de personalidades que se dizem instáveis emocionalmente  e procuram o sexo para aliviar a tensão, sabemos de casos onde há  dificuldades de expressar sentimentos e as pessoas se envolvem fisicamente para tentar evitar o contato afetivo.Portanto há várias nuances para este pecado, normalmente o individuo educado com mais rigidez sente-se  constrangido de se expor e assumir o desejo sexual que é natural da espécie humana.

IRA
Ë um pecado mortal pois através dele você pode causar danos ou mesmo a morte de pessoas. É algo semelhante ao ódio, a raiva que explode e gera brigas e confusões. Temos guerras incitadas baseadas no ódio a um determinado grupo, a uma religião, a uma raça. Hitler sabia disso e usou muito o ódio que algumas pessoa tinham dos judeus para amealhar e incitar a violência pela Europa. Neste caso que é extremo, temos uma sociopatia,pois a pessoa não tem remorsos e nem se constrange do que faz.

INVEJA
O invejo é uma pessoa que deseja tudo o que a outra pessoa tem, e não se contenta com isso quer destruir o outro. É um típico caso de pessoas com baixa auto-estima, pois não consideram suas qualidades e ficam amarguradas com o sucesso alheio.

PREGUIÇA
Uma pessoa preguiçosa é alguém que tem falta de esmero consigo mesmo,não cuida de sua higiêne, nem de sua saúde física, mental e espiritual. Temos ciência de que o cuidado com o corpo e alma nos faz melhores     em vários sentidos, trazendo mudanças em nossos relacionamentos.Neste caso a preguiça também tem uma ligaçào com a auto estima,pois quando mais gostamos de nós mesmos e apreciamos nossas qualidades e atributos,temos mais motivação para viver.

SOBERBA
Ë também conhecida como orgulho, arrogância ou vaidade.Neste caso a pessoa se vangloria, se acha melhor que os demais. Infelizmente temos muito disso no trabalho, nas amizades, na família e em outros circulos  sociais. Uma pessoa que subestima as outras é insegura e o jeito  de se manter em uma zona de conforto, é sendo arrogante e destratando os demais.

Enfim, esse são os pecados capitais e possivelmente suas causas, levando-se em consideraçào uma observação mais humana de cada um.Todos nós temos que lidar com situações no dia a dia que fazem às vezes perder  o controle de nossas emoções ou mesmo desacreditar de nossas potencialidades. Importa realmente sentir-se bem e fazer o que nos faz sentido e nos dá prazer, nunca esquecendo que não devemos machucar ou ferir outra pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação

A vida é uma grande viagem, com direito a várias paradas em estações a escolher; nem sempre podemos optar por não levar bagagens conosco, outras vezes, temos a escolha e nos quedamos frente à muitas objeções e contestações externas, sobre o que carregarmos e até onde podemos levar tudo que amealhamos em vida, sejam os laços sanguíneos, de amizade, ou coisas materiais, que nada podem agregar ao sentido pessoal da nossa viagem. Por entre vias, veredas e atalhos, vamos seguindo nesta "nave" com direito a erros e acertos, conquistas e perdas, nada é terminal, a não ser a própria finitude em si. Depositamos na vida todos nossos anseios e sonhos, e na viagem, temos muitos felicidades e também dissabores, entretanto, somos nós autores desta escrita diária que se faz com lágrimas de alegria ou tristeza, sempre imprimindo uma nova ordem a um caos interno que buscamos o tempo todo apaziguar.  Somos etéreos em espírito, somos humanos falhos e aprendizes.  Vamos seguindo ora...

Lilian

Uma coisa é fato, quando se tem alguém na família esperando bebê ou uma amiga nesta fase, a primeira pergunta que se faz é sobre o sexo da criança, e logo em seguida, a mais comum de todas, já escolheu o nome? Houve uma época, em que não se tinha muita preocupação com nomes próprios, escolhendo o básico de acordo com a cultura local, hierarquia familiar ou conceitos religiosos. Assim foi na minha família pelo lado paterno, onde os nomes seguiram uma questão alfabética e também respeitando as homenagens a antepassados. (Antonio, Alice, Alfredo e Isaura), e assim não fugindo muito ao preconizado na época para nomear os bebês. Nas gerações posteriores, na minha família, claro, houve mudanças, pois com o conhecimento de outras culturas e a leitura de livros sobre o tema e mais recentemente, a busca no site de nomes próprios, há uma mescla de nomes de origem norte-americana, francesa e até misturaram nomes com radicais indígenas, para criar algo específico para a criança ab...

Diário de bordo

   O mês de maio avança no calendário, e temos noticias daqui e do outro lado. Em terra "brasilis" perdemos o expoente do espiritismo, Divaldo Franco, partiu para o mundo espiritual num dia 13 de maio, vitima de complicações advindas de uma doença no trato urinário, e pese o fato de ser um pessoa de idade avançada, 98 anos. Divaldo semeou a fraternidade e comunhão como poucos, se dedicou mais de sete décadas ao estudo e disseminação do espiritismo, atendendo pessoas em situação de conflitos, outras com problemas físicos e psíquicos, além de marcar por onde passava com seu carisma a máxima da doutrina espirita, sem caridade não há salvação. Foi exemplar na sua conduta e postura com o ensinamento.   Tivemos outros fatos marcantes, como a eleição do substituto do Papa Francisco, agora um Papa norte americano, com  vivência na América do Sul, por mais de três décadas, mais precisamente no Peru. Robert Francis Prevost, agora é Papa Leão XIV, nome escolhido por suceder Leã...