Amor e Paixão


Muito se escreve  sobre o Amor e a Paixão, esses sentimentos são propoladados aos quatro ventos em música, cinema e teatro. Ouvimos dizer "fulano morria de amores" ou "a paixão os consumiu", usando uma hipérbole realçamos esses sentimentos.
Nutrimos Amor  ou Paixão por alguém estando associado ao desejo carnal, o que não é uma regra. 
Iniciamos com a Paixão, ela é eletrizante, galvanizadora, fulminante, faz a pessoa pensar e desejar o contato com o outro constantemente.Ela exige posse do objeto desejado, e quando este não está disponível há o ciúmes,pois tudo que gera risco de perda do objeto( ser) é uma ameça; isto explica, em tese, casos tresloucados de agressões ao outro, quando este não corresponde mais à paixão. Apaixonados somos capazes de fazer loucuras que sem o ímpeto desse sentimento, jamais faríamos. A Paixão tem um tempo breve, mas nem por isso menos emocionante, por isso ela é  avassaladora.

O Amor é sereno, calmo e compassivo, não que seja sem graça ou morno, mas tem mais temperança, sabe esperar e tem certeza de que será atendido.NoAmor  não há desejo irrefreável de posse, aceita-se a amizade, a presença de outros sem sentir-se ameaçado.O Amor  é  mais contemplativo e perene.Nos versos de poetas e poetisas temos o versejar de amores perdidos, achados,proibidos,roubados,estranhos, de todos os tipos, até transcendentais, pois uma característica do Amor é ser atemporal e longevo.

A Paixão pode nos levar ao Amor, a recíproca não é possível,levando-se em conta a intensidade e as sensações que cada um gera na pessoa.
Quando nos envolvemos com alguém, seja por puro desejo sexual, este pode sim levar a uma fulminante Paixão e depois ao Amor, ou pode simplesmente não levar à nada, isto dependerá da disponibilidade de cada indíviduo num determinado momento.

Há pessoas que dizem que nunca amaram ou mesmo se apaixonaram, bem é possível, também, pois para viver esses sentimentos temos que estar abertos, com vontade de aceitar o envolvimento com o outro, se a opção for se esquivar, dificilmente o Amor ou a Paixão nos encontrará.

Um comentário:

Bellatrix disse...

Gostei muito do texto! Perfeito para uma boa reflexão bem oportuna nesse momento para mim. Obrigada! Meus parabéns! Boa semana! Um abraço repleto de paz para você.

Postagem em destaque

Próximos dias ☔