Os tais experiemento sociais

Como sabemos somente com estudos, observação e pesquisas conseguimos aumentar as chances de curar doenças ou prever comportamentos destrutivos.Em procedimentos científicos, com ênfase  em aspectos sociológicos e psicológicos, há vários casos, onde a abordagem causou dor, sofrimento e traumas, há sites que disponibilizam em detalhes tais experimentos, para quem tem curiosidade.
A onda da vez são os experimentos sociais, que fazem abordagem na rua ou lugares abertos para comprovar algo que se inferiu , de acordo com conceitos vigentes atualmente na sociedade.
Há casos em que coloca-se um experimentador, nos casos da redes de TV um ator, e as pessoas passam pela determinada situação - teste, e depois vem a informação que aquilo era um estudo, algo "científico" e pronto, deu-se uma solução para um problema social,  todos aplaudidos, problemas resolvidos, e estamos livres do preconceito, negligência ou falta de amor ao próximo, nos tornamos mais "bonzinhos".

O programa Fantástico da Rede Globo já fez vários destes, colocando na rua, atores, que encenavam algo polêmico, para ver a atitude das pessoas, e se essas tomariam partido da situação e de que lado estas ficariam.Tudo muito circense,câmeras, figurinos,ensaios, choros ou risadas, tudo orquestrado.
Eu já assisti alguns vídeos bons, em que o experimento é de fato mais preciso e coeso(site Metamorfose Digital tem vários), mas também já me deparei com outros absurdos, que tentam em vão provar, aquilo que nós todos já sabemos; o ser humano é instável,mutável e imprevisível, portanto tudo que possa tenta enquadra-lo, corre o risco de ficar a margem ou torná-lo um marginal frente a sociedade .

Nos casos coloca-se duas frentes para embate, uma acredita que o experimento trará melhorias e qualidade de vida, outra por sua vez reafirma sua situação e não admite mudanças, qual está certa? Uma pergunta sem resposta, pois a sociedade não as tem, como sujeitos sociais podemos escolher, se minha escolha está certa ou não, em que valor será pautada?
Ressalto que a liberdade te traz a oportunidade de escolher, só isso, seus valores morais não podem ser medidos por  tais experimentos, você não será melhor, nem pior, porque na rua, diante de uma cena, onde uma mulher xinga ou maltrata uma criança, você toma partido e investe para cima da mulher e depois fica sabendo, que era encenação.Seus conceitos não podem ser medidos e aferidos dessa forma.


Portanto ,acredito que esses experimentos devem ser vistos com cuidado, pois há o risco de se tornar intransigente acerca de um determinado tema ou assunto e fazer valer sua " verdade",justamente por que viu no Fantástico ou outro programa qualquer.O objetivo dos tais experimentos sociais, segundo, os defensores e propaladores do bom senso, é tornar a sociedade mais justa,igualitária e melhor, será?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Entrelinhas