Smile





Andando por entre comércios e locais de grande circulação de público, a gente se depara com aquelas câmeras de segurança, e o convidativo aviso: Sorria, você está sendo filmado.

Pensando sobre essa preventiva e contagiante sugestão, eis que me ponho a pensar; motivos para chorar e se desesperar não faltam, pois temos dificuldades todos os dias; trabalho, questões familiares, trânsito, contas, insegurança reclamações, mau-humor de pessoas com quem mantemos contato, e por aí vai, uma torrente de motivos para não sorrir, mas por que não, acatar a sugestão do cartaz amarelo e sua risonha carinha.

Sorriso já foi tema de filmes, músicas então, só o Sinatra acho que tem umas três falando de sorriso, até Chaplin enveredou por esse caminho musical com seu Smile, e cá pra nós, Sir Charles , sabia do que falava.

Sorrir sempre foi bom, pois o mau-humor e a pessoa carrancuda não agrega nada de bom, pelo contrário, só faz com que os outros se afastem de nós e nos torna mais amargurados com este distanciamento.

Um gesto agradável, que quebra o “gelo” a primeira vista, desfaz a impressão de formalidade e frieza nas relações humanas, e atua como um bem para o organismo como um todo. Ao sorrir estimulamos o cérebro a liberar endorfina e serotonina (substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade), diminuindo o stress e atuando no combate à depressão.

Sem a intimidação da câmera, sorrir é sempre bom e de forma natural, traz benefícios diversos. Começar o dia com um sorriso, mesmo sabendo que o dia trará inúmeras questões e encontros que não são favoráveis, é o primeiro passo e no decorrer do dia, se alguém lhe trouxer aborrecimentos ou algum fato o desestimular, respire fundo, não se desgaste com o mau-humor, sorria para aliviar a tensão e prossiga, pois o bom humor ainda é um infalível remédio,além de cativar e transmitir mais energia à vida. Então, Smile...

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Poesia conjunta