Modesto ensaio sobre a vida



"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida."
Sêneca

Este espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo,dá-se o nome de vida, sendo de caráter linear e irreversível no que tange a linha do tempo.
Mas o que é a vida? Essa pergunta que o genial, Abujamra, fazia a seus entrevistados, sucita diversas respostas e considerações, sem caráter objetivo.

Indagações a respeito da vida, propriamente dita, esbarram em questões de cunho religioso e origina interpretações complexas. A filosofia é um área do conhecimento humano que tenta encontrar este sentido da vida, o por quê da existência? O que é vida? Como sempre gostei de textos filosóficos e questionadores, li alguns autores e pensadores sobre este tema fascinante e muito amplo no seu contexto.

Para o filósofo Aristóteles, a vida tem um sentido, e alcança-lo seria possível através da felicidade, que originaria-se de uma apatia, ou seja, uma indiferença pelo destino e consequencias futuras; o homem conhecerá o verdadeiro sentido da vida quando se encontrar livre de sentimentos e emoções.

Já outro notório pensador, Epicuro, dizia em seus discursos, que a  vida tem um sentido e para se descobrir, necessário haver satisfação de desejos e prazeres, não tendo o indivíduo preocupações ou medos.

Os cientistas também buscam esta explicação revendo conceitos e sem viés religioso, sendo que para alguns pesquisadores a vida é autossuficente e se baseia na evolução da espécie.

Há conjecturas e suposições em diversos setores do conhecimento humano, mas se eu fosse responder a pergunta do entrevistador, diria simplesmente:
Vida é a sensação e o sentimento de se perceber no mundo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Parada obrigatória