Pular para o conteúdo principal

Falando de saúde ( Silenciosas e perigosas)

 

HIPERTENSÃO

 

Uma das doenças mais comuns que acomete milhões de pessoas no mundo, afetando um a cada três indivíduos. É uma doença silenciosa e que pode causar danos severos se não for tratada e ter acompanhamento medicamentoso.

Considera-se pressão alta índice acima de 140 x 9 mmHg, ou seja, com aferição já podemos detectar as alterações no ritmo cardíaco, e assim fazer a prevenção e tratar antes do agravamento com medicamentos, dieta e exercícios físicos. A hipertensão não tratada pode causar infartos, AVCs, aneurismas cerebrais e danos renais comprometendo a saúde com risco de morte.

Causas: Tabagismo, obesidade, histórico familiar, consumo de bebidas alcoólicas, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física e estresse são as causas mais citadas nos estudos clínicos.

A OMS preconiza que os tratamentos dos hipertensos sejam feitos com regularidade e mantendo sempre a medicação efetiva, com ações de orientação nutricional e indicações de atividades físicas. A organização mantém o HEARTS, um programa de gerenciamento e controle da Hipertensão, através do acesso de medicamentos distribuídos gratuitamente ou de baixo custo, a pessoas portadoras da hipertensão.

 De acordo com o primeiro relatório da OMS sobre os efeitos da pressão alta, aproximadamente quatro em cada cinco pessoas com hipertensão não recebem tratamento adequado. No entanto, se os países conseguirem expandir a cobertura, ofertando tratamento adequado, 76 milhões de mortes poderão ser evitadas entre 2023 e 2050.

Como é uma doença silenciosa e que provoca muitos danos à saúde, temos até uma data para efeitos de conscientização, sendo o dia 26 de abril no circuito nacional e o dia 17 de maio como dia mundial, onde há uma inserção maior de propagandas, palestras e seminários voltadas a causa.

 

 

DIABETES

 

Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue. Ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou o organismo não a absorve corretamente.  O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes estima-se que existem no Brasil mais de 13 milhões de pessoas acometidas pela doença. Há medidas de prevenção e orientação para se prevenir e diagnosticar precocemente o aumento da glicose no sangue que estando entre 100 e 125 mg/dL é considerada alterada, sendo recomendada a conduta medicamentosa para evitar que ocorra a elevação do índice glicêmico e cause danos irreversíveis ao corpo.

O diabetes é uma combinação de fatores genéticos e estilo de vida, podendo ser desencadeado depois de uma crise de estresse, quadros de infecção, menopausa entre outros.



·      Diabetes mellitus tipo 1: é o tipo menos comum e surge desde o nascimento, sendo considerada uma doença autoimune, já que o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina. Assim, a insulina não é produzida, a glicose não é transportada para as células e acaba se acumulando no sangue;

·      Diabetes mellitus tipo 2: é o tipo mais comum e acontece devido a uma resistência à insulina que surge ao longo da vida, normalmente devido a maus hábitos alimentares. Essa resistência diminui a ação da insulina no corpo e faz com que a glicose acabe se acumulando no corpo;

·      Diabetes gestacional: é um tipo de diabetes que acontece apenas durante a gestação e que está relacionado com a produção, pela placenta, de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina;

·      Diabetes tipo 3: é um tipo de diabetes que ainda não é reconhecido oficialmente e que poderia ser causado pela dificuldade do cérebro em responder à insulina produzida pelo organismo, devido a alterações nos receptores deste hormônio nos neurônios;

·      Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado, mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.

Como doença silenciosa e agressiva quando instalada requer cuidados com alimentação, rotina com atividades físicas, medicamentos, caso já esteja com pré diabetes, e orientação sobre exames de rotina para acompanhamento do Diabetes.

Também consta em calendário uma data para conscientização sobre a doença, sendo o dia 26 de junho o dia nacional e o dia 14 de novembro o dia mundial. Nestas datas, assim como da Hipertensão, ocorrem uma massificação de atividades voltadas para a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento dos portadores de diabetes.

 



Lilian Ferraz

Psicóloga

 

 

Fontes de pesquisa:

https://bvsms.saude.gov.br/

https://www.tuasaude.com/diabetes/

https://www.paho.org/pt/noticias/19-9-2023-relatorio-lancado-pela-oms-detalha-impacto-devastador-da-hipertensao-e-formas

https://diabetes.org.br/



Deus é bom, sempre! 🙏


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação

A vida é uma grande viagem, com direito a várias paradas em estações a escolher; nem sempre podemos optar por não levar bagagens conosco, outras vezes, temos a escolha e nos quedamos frente à muitas objeções e contestações externas, sobre o que carregarmos e até onde podemos levar tudo que amealhamos em vida, sejam os laços sanguíneos, de amizade, ou coisas materiais, que nada podem agregar ao sentido pessoal da nossa viagem. Por entre vias, veredas e atalhos, vamos seguindo nesta "nave" com direito a erros e acertos, conquistas e perdas, nada é terminal, a não ser a própria finitude em si. Depositamos na vida todos nossos anseios e sonhos, e na viagem, temos muitos felicidades e também dissabores, entretanto, somos nós autores desta escrita diária que se faz com lágrimas de alegria ou tristeza, sempre imprimindo uma nova ordem a um caos interno que buscamos o tempo todo apaziguar.  Somos etéreos em espírito, somos humanos falhos e aprendizes.  Vamos seguindo ora...

Lilian

Uma coisa é fato, quando se tem alguém na família esperando bebê ou uma amiga nesta fase, a primeira pergunta que se faz é sobre o sexo da criança, e logo em seguida, a mais comum de todas, já escolheu o nome? Houve uma época, em que não se tinha muita preocupação com nomes próprios, escolhendo o básico de acordo com a cultura local, hierarquia familiar ou conceitos religiosos. Assim foi na minha família pelo lado paterno, onde os nomes seguiram uma questão alfabética e também respeitando as homenagens a antepassados. (Antonio, Alice, Alfredo e Isaura), e assim não fugindo muito ao preconizado na época para nomear os bebês. Nas gerações posteriores, na minha família, claro, houve mudanças, pois com o conhecimento de outras culturas e a leitura de livros sobre o tema e mais recentemente, a busca no site de nomes próprios, há uma mescla de nomes de origem norte-americana, francesa e até misturaram nomes com radicais indígenas, para criar algo específico para a criança ab...

Diário de bordo

   O mês de maio avança no calendário, e temos noticias daqui e do outro lado. Em terra "brasilis" perdemos o expoente do espiritismo, Divaldo Franco, partiu para o mundo espiritual num dia 13 de maio, vitima de complicações advindas de uma doença no trato urinário, e pese o fato de ser um pessoa de idade avançada, 98 anos. Divaldo semeou a fraternidade e comunhão como poucos, se dedicou mais de sete décadas ao estudo e disseminação do espiritismo, atendendo pessoas em situação de conflitos, outras com problemas físicos e psíquicos, além de marcar por onde passava com seu carisma a máxima da doutrina espirita, sem caridade não há salvação. Foi exemplar na sua conduta e postura com o ensinamento.   Tivemos outros fatos marcantes, como a eleição do substituto do Papa Francisco, agora um Papa norte americano, com  vivência na América do Sul, por mais de três décadas, mais precisamente no Peru. Robert Francis Prevost, agora é Papa Leão XIV, nome escolhido por suceder Leã...