Aqui, venho me deter a um tema espinhoso, pois a palavra em si, interesse, denota algo que venha com má intenção ou desvaloriza os senitmentos nobres tais como : amor, paixão e fraternidade. Segundoa a definição do dicionário Prebiream, interesse é:
(in·te·res·se)
substantivo masculino
1. Proveito, utilidade, conveniência, vantagem.
2. Lucro.
3. Juros.
4. Parte dos lucros que toca a cada sócio.
5. Atenção.
6. Importância, valor.
7. Desejo de ganhos.
8. Cobiça.
9. Empenho.
10. Desejo veemente.
Partindo desta definição, temos que o interesse pode ser tido como algo bom e proveitoso ou não, sendo destituído de valor moral e recaindo no material. Por exemplo, eu Lilianm tenho interesse em Psicologia, Filosofia, Poesia e Músicas, isso é uma afirmação que agrega e traz boas informações e, sim me leva a buscar o que tenho interesse, o mesmo vale para alguém que procura um roteiro de viagens para as férias, qual é o interesse que o motiva,bBusca por praia, campo, metrópoles? O que acontece demais é quando falamos algo ou fazemos, e fica interpetado a olhos outros que há interesses "escusos" no ato, e isso acontece muito, o julgamento do não conhecer a pessoa e a apalvra em si. Podemos escolher um carro, pelo interesse na marca e no valor a ser comercializdo depois, ou podemos escolher alguém como parceiro no interesse de ter alguém com quem partilhamos nossas bobices sem medo, e também alguém que possa nos amparar no futuro, acontece e não é imoral ou ilegal, apenas escolha.
Cada um que arque com suas escolhas e com os interesses que a motivaram a tanto, pois como eu, já fiz muitas ecolhas erradas, e digo sem medo de ser criticada, foram escolhas sem interesse material ou social vigente, só escolha espontanea, e acabei por me frustrar, portanto não critico e nem ataco quem vive com interesse em algo material ou coisas do tipo, meu estilo é outro, mas o interesse pode mudar e não podemos o outro em suas escolhas martirizar, Que vivamos com interesse por um dia sempre melhor que o outro, sem isso, ficaremos sempre na mesmice e com arrependimentos por não focarmos nos interesses que nos motivam a construir um novo viver a cada atitude e modo de agir.
Comentários