De uns tempos para cá, venho buscando informações sobre parentes próximos, mas que devido a falta de contato e informações desencontradas, não sei quem foram e nem os nomes completos. Tal curiosidade se fez mais evidente por querer entender um pouco da história familiar, pois como sabemos, um indivíduo tem um narrativa pessoal que coaduna com o clã de onde foi gerado e criado, apesar de alguns aspectos não serem determinantes, sempre carregamos algo do DNA de um familiar e, por conseguinte, um traço de personalidade, podendo ser este preponderante ou não.
Acho interessante e bacana, as famílias que conseguem evidenciar suas origens através de uma "hierarquia" histórica, com prenomes, sobrenomes e uma linha vertical onde se vê a transmissão de "dados" genéticos e características singulares a cada núcleo familiar. Minha família nunca foi de especificar as ocorrências passadas, mesmo porque, nem tudo eles lembravam ou tinham acesso, ficando assim, muitas coisas perdidas no tempo.
Eu me vejo impossibilitada de tal façanha, pois as informações de que disponho para organizar uma árvore genealógica são pouquíssimas, haja vista, que remonta a um passado de genitores onde houve abandono, luto e separação, sendo que não ficou registro escrito de algumas situações relatadas "oralmente" pelos pais ou tios em questão, o que dá uma confusão de datas, nomes e locais na afirmação dos ancestrais, talvez, uma solução seja apelar para empresas especializadas na tarefa de descobrir e "cavar" o passado nos cartórios, através de documentos oficiais.
Vasculhar o passado, é incômodo, bem sei, mas também, traz informações úteis e mais substanciais sobre o que temos no nosso histórico pessoal e como alguns fatos atuais podem certa relação com acontecimentos passados que, por lapsos de memória, falhas na narrativa ou mesmo esquecimento, fazendo assim que alguns enredos importantes, sofridos e valiosos deixassem de ter seu crédito na vida atual por estarem relegados ao passado.
Creio eu, que em casos assim, uma "espiadinha" no passado, por curiosidade, sempre é bem interessante e válida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário